POR QUE TER UM ADVOGADO DE CONFIANÇA?
- Revelene Araújo
- 30 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Hoje eu vim falar com vocês um pouquinho sobre o papel do advogado e a importância de se contratar alguém de confiança.
O advogado tem a missão de defender a lei, tanto de forma preventiva como na esfera do contencioso (judicialmente) e isso em diversos ramos como problemas relacionados à família, relação de consumo, contratos, danos entre outros.
Nós defendemos os interesses dos nossos clientes com base nas leis vigentes no nosso ordenamento jurídico, em qualquer situação em que ele tenha se sentido lesado.
E no final das contas, qual a importância então de se contratar alguém de confiança se todos devem cumprir esse papel?
O Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil aduz que é dever do advogado informar ao cliente, de forma clara e inequívoca, ou seja, que não permeie dúvidas, quanto aos riscos de sua pretensão, bem como das consequências que poderão advir da demanda que eles estão pleiteando.
Em outras palavras, o advogado tem o dever de quando contratado para essa prestação de serviço jurídico, de esclarecer de forma direta e precisa, os riscos e as consequências que podem surgir no decorrer da demanda.
Além do mais, o advogado tem ainda o dever de prestar contas dos serviços a seus clientes, logicamente que temos autonomia no desempenho da nossa função, entretanto isso não significa que o cliente não mereça e não precise de informações sobre o andamento de seus processos, o que também é amparado pelo código de ética.
Logo, contratar alguém em quem você confie é essencial para que você, na qualidade de cliente, não se sinta distante e alheio ao que esta acontecendo na demanda.
Contratar alguém em quem você confie vai além da simples relação contratual, é saber que você terá seus direitos resguardados e respeitados.
A confiança é uma via de mão dupla e é um dos principais pilares da relação entre advogado e cliente.
Procure uma advogada ou advogado o qual você confie.

Importantíssimo o advogado ser de confiança, e também muito importante ser competente e qualificado. Muito bom o artigo.